Danimontelo's Blog

Só podia ser assim, tão diferente!

Demoiselle Framework Livre

Demoiselle

O Framework livre Demoiselle implementa o conceito de framework integrador. Seu objetivo é facilitar a construção de aplicações sem o investimento de tempo em escolha e integração de frameworks especialistas, o que resulta no aumento da produtividade e garante a manutenibilidade dos sistemas.

Histórico

Em 2005, a CELEPAR, Companhia de Informática do Paraná, criou a Plataforma de Desenvolvimento Pinhão Paraná. O objetivo era organizar o processo de desenvolvimento de sistemas de informação pela empresa.

Em 2007 teve início uma parceria entre CELEPAR e SERPRO. O objetivo do SERPRO era avaliar o framework Java utilizado pela CELEPAR com foco nas necessidades internas da empresa. Em outubro do mesmo ano o SERPRO deu início à evolução desse framework.

Essa evolução se fez necessária diante do alto volume de demandas e atividades intrínsecas ao SERPRO. Também foi iniciado um projeto piloto com o framework no SIEF, Sistema Integrado de Informações Econômico-Fiscais , que integra diversos outros sistemas da Secretaria da Receita Federal.

A ordem de grandeza das necessidades do SERPRO terminou por produzir um novo framework livre, mais alinhado e mais adequado ao escopo da empresa. Esse novo framework foi denominado como Framework SERPRO, e em março de 2008 teve liberada sua versão 0.1. Em abril do mesmo ano foi criada a equipe de gestão do Framework SERPRO.

No dia 19 de novembro de 2008 foi finalizada a versão 1.0, já denominada Demoiselle.

O código-fonte foi liberado no dia 14 de abril de 2009. Nesse ínterim, a documentação foi carregada no Sourceforge, e começou o processo de divulgação e chamada para a formação da comunidade.

Mais informações, disponível em: http://www.frameworkdemoiselle.gov.br/menu/framework/sobre/

<a href="“>

Anúncios

28 julho, 2009 - Posted by | Software livre

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: